Impulso 2021

Após uma edição que não chegou a acontecer, o Impulso está de volta mas agora é outro: uma sala com lugares sentados e uma lotação privilegiada no mesmo local de sempre, a cidade das Caldas da Rainha. Apesar do formato renovado, a programação volta a recair sobre a comunidade de artistas da nova música portuguesa mas não só. São 24 concertos em 12 meses; dois concertos por noite, uma noite por mês, de Junho de 2021 a Maio de 2022, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Apresentam-se para este primeiro semestre: Acácia Maior, April Marmara, David Bruno, FARWARMTH, First Breath After Coma, Glockenwise, GUTA, Kiko Dinucci, Luís Severo, Montanhas Azuis, PAUS, Sensible Soccers, Tó Trips e Vaiapraia. 

Mantendo a premissa inicial enquanto evento multidisciplinar, o Impulso volta a propor novos diálogos em torno da criação artística promovendo workshops e ciclos de cinema e apostando na criação de momentos musicais únicos e inéditos através de residências artísticas que culminarão em apresentações muito especiais, reafirmando assim a sua missão inicial de promover a descentralização e oferta cultural nacional, e voltando a colocar a cidade das Caldas da Rainha no mapa.

O primeiro semestre arranca já no dia 26 deste mês com o jovem músico e produtor que vive da constante experimentação FARWARMTH e o quarteto de Lisboa que já dispensa apresentações, PAUS. A 21 de Julho assiste-se a uma dupla improvável: GUTA (alter-ego de Cátia Sá) a artista que brinca nos “entremundos”, ondulando entre a música experimental, a electrónica e a pop produzindo um som fragmentado e rico em detalhes embora sem ADN definido, e First Breath After Coma que como sempre, sem medo de explorar e arriscar o seu universo sonoro, apresentam o novo álbum visual “NU” num formato concerto-filme, numa de apenas duas datas desta apresentação tão especial em Portugal. A 6 de Agosto é a vez da contadora de epopeias imaginadas e romances vividos April Marmara apresentar as suas canções com invulgar e tão particular serenidade nos dedos e na pose. A esta noite junta-se a estreia em quinteto de Montanhas Azuis, à pirâmide original de Marco Franco, Norberto Lobo e Bruno Pernadas – figuras com um papel transversal à música com uma multiplicidade de referências e linguagens que vão do rock, ao jazz, ao improviso – unem-se agora Miguel Nicolau (Memória de Peixe) e Ana Araújo (Mikado Lab).

Terminado o Verão é tempo de escutar Acácia Maior em formato banda com Henrique Silva e Luís Firmino, Renato Chantre, Cachupa Psicadélica e Eliana Rosa, que misturam a morna e o reggae ao mesmo tempo que homenageiam a cultura cabo-verdiana. Na mesma noite, a 30 de Setembro, sobe também ao palco do CCC o artista multifacetado, de Vila Nova de Gaia, David Bruno que em poucos anos já conquistou o seu lugar com um estilo inconfundível. Na noite de 21 de Outubro é a vez de Luís Severo, escritor de canções, revitalizador do cancioneiro português – que tem vindo a delinear o seu percurso com a calma dos dias, e Vaiapraia – do queerpunk para a coragem da música cantada em português – darem o corpo, a alma e a voz no palco do Impulso. A 11 de Novembro é entre a voz, os riffs, o ritmo da bateria, a coesão e a elegância das canções de Glockenwise e a sublime guitarra de Tó Trips – que a par da presença nos Dead Combo, tem vindo a construir a solo, uma singular e nobre discografia – que nos encontraremos. Por fim, a encerrar o primeiro semestre de Impulso, a 10 de Dezembro de 2021, teremos o prazer de ver e escutar ao vivo o novo disco “Manoel” de Sensible Soccers, criado a partir de dois filmes do cineasta Manoel de Oliveira, com data prevista de lançamento para Setembro deste ano e ainda o brasileiro Kiko Dinucci, fundador de um dos mais prestigiados grupos representativos da cena musical brasileira contemporânea Metá Metá, a encerrar o primeiro semestre de Impulso, com o seu mais recente “Rastilho”.

O Impulso 2021 volta a privilegiar a relação com o município e renova o seu envolvimento com a cidade, com uma organização colaborativa entre a Associação Impulso em parceria com a  ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria)  através da Licenciatura em Som e Imagem e com a ADJ.CR (Associação para o Desenvolvimento da Juventude das Caldas da Rainha) com o apoio da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia locais, Grémio Caldense e a Osso Colectivo Associação Cultural. 

Os nomes para o segundo semestre de Impulso serão anunciados em Janeiro de 2022 confirmando-se para já a renovação da parceria iniciada em 2019 com o DocLisboa, com um ciclo de cinema documental a decorrer entre Janeiro e Junho de 2022. 

Os bilhetes para as primeiras sete noites do Impulso 2021 já estão disponíveis online, 10€ (bilhete normal) e 5€ (estudantes), e podem ser adquiridos directamente no CCC e na BOL Bilheteira Online, FNAC, Worten, CTT e restantes pontos aderentes.

Impulso 21 CARTAZ
Festival Impulso: a música abraça as ‘Caldas’ e a cidade retribui.
O festival nas palavras de um dos fundadores da Associação Impulso e programador do evento em cartaz.
Apresenta-se como montra da criatividade musical portuguesa, dando palco a certezas e a nomes da cena local e promovendo sementes de futuro que vão brotando no cenário.
Depois do sucesso da primeira edição, o Impulso muda-se, em 2019, para o muito mais amplo Parque D. Carlos I, que durante três dias vai receber a realeza da nova música portuguesa (e não só)…
Se First Breath ou Conan deram no Impulso os concertos que também dão noutros lados, houve, todavia, no festival concertos exclusivos, únicos, daqueles que “o que acontece …