Impulso 2022

Nos dias 23, 24 e 25 de junho o festival Impulso estará de volta às Caldas da Rainha, com a natureza como o privilegiado pano de fundo, numa simbiose perfeita com a cidade. Depois da turbulência dos últimos dois anos e do sucesso da Season Impulso (um ciclo de concertos programados para a temporada 2021-22), o Impulso regressa como festival ao coração do Parque D. Carlos I num formato renovado, transformando a cidade num espaço de encontro entre a música, os seus lugares históricos e culturais e a comunidade de estudantes e de artistas locais.

As propostas musicais para esta edição incluem nomes como Branko, Tomasa Del Real, Virgen María, Conjunto Corona, Nídia, Fogo Fogo, Puta da Silva, Mão Morta, Club Makumba, Maria Reis, BLEID, Merca Bae, Odete, Scúru Fitchádu, entre muitos outros. Destaque também para as estreias nacionais do trio madrileno VVV [Trippin’ You], da produtora e DJ escocesa TAAHLIAH e para o regresso inesperado dos Pluto, banda criada em 2002 por Manel Cruz e Peixe.

Nesta edição permanece a ligação à cidade enquanto percurso, com a vasta programação em cartaz espalhada por diversos palcos e zonas performativas, reconfigurando-se no parque da cidade como recinto principal e um novo espaço para o Clubbing na zona industrial, totalmente repensado e redesenhado, que irá acolher uma programação eclética e arrojada dedicada à música eletrónica e de dança.

As parcerias edificadas nas edições anteriores solidificam-se, com a curadoria do Grémio Caldense num palco próprio, que conta com o duo Hidden Horse, O Gringo sou EU, a estreia nacional do baterista americano NAH, a primeira apresentação ao mundo de rally fantasia, entre outros artistas.

O DocLisboa mantém a sua programação multidisciplinar dedicada, com filmes, conversas e convidados no Centro de Cultural e de Congressos, espaço cultural de referência, que irá também contar com dois concertos exclusivos, agendados para as suas salas principiais. Outra das novidades é uma zona unicamente dedicada para a exposição curada em torno dos trabalhos realizados por estudantes da ESAD.CR.

O Impulso regressa para arriscar no improvável, nas diferenças, nas novidades, na inclusão, nas mudanças e nos regressos, nos diálogos emergentes com outros consagrados. Um cartaz para celebrar a cultura de mãos dadas com o entretenimento.

O festival Impulso 2022 é organizado pela Associação Impulso numa co-organização com o Município das Caldas da Rainha e em parceria com a ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria).

Parceiros

Apoio anual na divulgação:

Festival Impulso: a música abraça as ‘Caldas’ e a cidade retribui.
O festival nas palavras de um dos fundadores da Associação Impulso e programador do evento em cartaz.
Apresenta-se como montra da criatividade musical portuguesa, dando palco a certezas e a nomes da cena local e promovendo sementes de futuro que vão brotando no cenário.
Depois do sucesso da primeira edição, o Impulso muda-se, em 2019, para o muito mais amplo Parque D. Carlos I, que durante três dias vai receber a realeza da nova música portuguesa (e não só)…
Se First Breath ou Conan deram no Impulso os concertos que também dão noutros lados, houve, todavia, no festival concertos exclusivos, únicos, daqueles que “o que acontece …